PROGRAMAÇÃO DE JULHO
02/07 SÁB. BREVE HISTÓRIA DO CANTO

Direção cênica e musical: Luiz F. Ricas e Antonio Revuelta / Roteiro e Narração: Luiz F. Ricas / Soprano: Iara Campello / Contralto: Viviane Vivolo / Tenor: Cássio Oliveira / Barítono: Rodrigo Garcia / Piano: Nathalie Bergamo
03/07 DOM. Trio MIRIMA
Com Maria Elisa Risarto (piano), Uwe Kleber (violino) e Gretchen Miller (violoncelo).
O Trio MiRiMa surgiu em 2006, quando professores da Escola Municipal de Música de São Paulo se uniram para tocar os trios para piano e cordas, verdadeiras jóias da música de câmara. O repertório vai do clássico e romântico aos tangos argentinos.
09/07 SÁB. OS PIRATAS DE PENZANCE
Sob a direção do jovem tenor André Estevez, um grupo de jovens cantores apresenta Os Piratas de Penzance, com texto de William Schwenk Gilbert e música de Sir Arthur Sullivan. Versão 'pocket', com narrador e ao piano.
16/07 SÁB. RICARDO BOLOGNA (percussão)
Ricardo Bologna |
Com participação de Simona Cavuoto (violino) e Ruben Zuniga (vibrafone).
No repertório: Michael Gordon, Peter Klatzow, Tokuhide Niimi, Alejandro Vinao e Iannis Xenakis.
Simona Cavuoto |
O contrabaixista Rogério Botter Maio apresenta composições suas, de seus 4 CDs, acompanhado por Fábio Leandro (piano) e Vinícius Gomes (violão).
23/07 SÁB. 100 ANOS DE MÚSICA BRASILEIRA
Thomas Howard (violão de 7 cordas), Renato Anesi (violao tenor e viola), Wellington Moreira - Pimpa (percussao) e Naomy Schölling (voz) apresentam um panorama de Cem Anos de Música Brasileira, incluindo Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Chico, Roberto Carlos e muitos outros.
24/7 DOM. HOMENAGEM AOS COMPOSITORES ERUDITOS BRASILEIROS
Esta fase da série Cortinas Lyricas do Oficina encerra-se com recital que homenageará os compositores eruditos brasileiros. Com Denize Meira (soprano), Marly Montoni (mezzo), Catarina Justus Fischer (mezzo), Marco Antonio Jordão (tenor), Eduardo Pinho (tenor), Moisés Peña (barítono), Said Tuma (ao piano). Participações especiais da pianista Deise Trebitz, do soprano Naomy Schölling e do tenor MARTIN MUEHLE.
No repertório: Villa-Lobos, Carlos Gomes, Francisco Mignone, Waldemar Henrique, Osvaldo Lacerda e Edmundo Villani-Côrtes.
PROGRAMAÇÃO DE JUNHO
04/06 SÁB. AS MUSAS DE MOZART
Um lindo recital que nos dará um insight sobre as incríveis personagens femininas das óperas Mozartianas - suas ambiguidades, seus amores, suas dores. Ao cantarem, mostram de fato o que sentem ou dissimulam?
Com Leda Monteiro
e Rita Marques Polistchuk.
Wesley Lacerda ao piano.
05/06 DOM. NOS MARES DE WALDEMAR

Com Leda Monteiro
e Rita Marques Polistchuk.
Wesley Lacerda ao piano.
05/06 DOM. NOS MARES DE WALDEMAR
Com Álvaro Couto (acordeom), Bruno Menegatti (rabeca/pífano), Bruno Sanchez (viola caipira), Giovanni Matarazzo (violão) e Xavier da Silva (voz).
O recital dedicado ao compositor brasileiro Waldemar Henrique, conta com uma homenagem especial à trindade Santo Antonio, São João e São Pedro.
11/06 SÁB. RECITAL SÉRVIO-ROMENO-BRASILEIRO
As três culturas serão homenageadas em lindo recital com
a cantora sérvia Vesna Bankovic
12/06 DOM. ATRIO
![]() |
(Cintia Zanco) |
Ana Eliza Colomar (flauta), Cintia Zanco (violino) e Camila Bonfim (contrabaixo) apresentam recital com repertório variado.
![]() |
(Ana Eliza Colomar) |
![]() |
(Camila Bonfim) |
18/06 SÁB. NADJA SOUSA E MÁRCIO GOMES
A grande sensação da estréia da série Cortinas Lyricas, como a Rainha da Noite de A Flauta Mágica, Nadja Sousa volta ao Cortinas para se apresentar em recital solo e nos encantar com sua bela voz de soprano ligeiro. Acompanhada pelo pianista Márcio Gomes - apresentam Belas Árias, com algumas das mais belas jóias do repertório operístico, dentre elas: Je veux vivre - da ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod, Ah, no credea mirarti - da ópera La Sonnambula, de Vincenzo Bellini e Ah, for-sè Lui… Sempre libera - da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi.

O acordeonista Gabriel Levy apresenta, com seu grupo, repertório autoral com composições inspiradas em músicas do mundo. Com Carlinhos Antunes, Beto Angerosa, Thomas Rohrer e Rogério Botter Maio.
Naomy Schölling e Gabriel Levy |
25/06 SÁB. 14h TORMOZ
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DE TRAPÉZIO-DANÇA

Número Circense em Trapézio-dança
Criação e Interpretação: Marcos Francisco
Direção e Coreografia: Raquel Karro
Trilha Original: Barbatuques
Duração: 15 min
Tormoz, do russo, freio. A velocidade, a superabundância de informações, o ritmo vertiginoso e dinâmico são características das grandes metrópoles do mundo contemporâneo. Na contramão deste movimento, existe o sujeito e o desejo de pausa, em oposição ao acelerado fluxo da vida urbana. É na ação de frear, portanto, que surgem outras percepções da realidade, do espaço e do tempo.
Algumas das mais belas Árias Antigas: O Del Mio Dolce Ardor, Lungi Dal Caro Bene, Il Mio Bel Foco, dentre outras.
![]() |
Sentido horário (da esq alta): Luciana Nardelli, Ana Suely Nobre, Denize Meira, Catarina Justus Fischer, Aimar de Noronha Santinho e Naomy Schölling |
Com Denize Meira (soprano), Ana Suely Nobre e Catarina Justus-Fischer (mezzo sopranos). Ao piano, Aimar de Noronha Santinho. E a participação da atriz Luciana Nardelli.
01/05 DOM. A PALAVRA CANTADA DE MANUEL BANDEIRA
![]() |
(Aimar N Santinho) |
A musicalidade nas poesias de Manuel Bandeira se faz evidente no contexto literário brasileiro.
(Carlos Moreno) |
A iniciativa da mezzo-soprano, pianista e atriz Clarice Prietto é fruto de sua pesquisa de mestrado (Uni Rio, 2008) e apresenta um panorama da composição erudita brasileira e a vida e obra de Manuel Bandeira.
O elenco conta com o mezzo soprano Clarice Prietto, o tenor Dêmades Gomes, o pianista Aimar de Noronha Santinho e o ator Carlos Moreno, que dá vida às poesias e às cartas que Bandeira escreveu a Mario de Andrade de forma marcante.
07/05 SÁB. QUARTETO MAGNUS
O quarteto apresenta repertório diversificado, incluindo Bach, Vivaldi, Mozart, Brahms, Puccini, Villa Lobos, The Beatles, entre outros.
O quarteto se apresentará com a formação: Natalia Visoná (violino), Priscila Beluchi (viola), Meryelle Maciente (violoncelo) e Tatiana Mesquita (oboé).
O Duo apresenta uma programação eclética com homenagem especial ao Dia das Mães. Serão lembradas as mães biológicas; mães pretas; mãe pátria; mãe natureza; mãe Yemanjá; e a mãe Nossa Senhora.
14/05 SÁB. DUO VIOLETA
Rosa Barros (clarineta) e Marcelo Brazil (violão) apresentam repertório variado, incluindo composições de Elgar, De Falla, Villani-Côrtes e Piazzolla.
14/05 SÁB. 14h OPERETA DA GRAMÁTICA
(Ana Suely Nobre e Edy Ribeiro) |
Adaptação do texto de Maria Zilda Hamrick
Uma Diretora tem a árdua tarefa de encenar um texto sobre Gramática e tem que lidar com a Dona Sintaxe e, de quebra, toda a sua trupe, que é dura na queda!!
Sujeito, Predicado e Verbo não dão trégua à diretora, infernizando a manda-chuva do teatro e seu escudeiro, o atrapalhado contra-regra Teobaldo.
Com: Ana Suely Nobre, Denize Meira, Naomy Schölling, Vandson Paiva, Edy Ribeiro, Rafael Sens e, ao piano, Aimar de Noronha Santinho.
15/05 DOM. CANTO E ENCANTO
Com: Douglas Lima (Flauta Transversa), Fernando Carrera (Piano), Elias Gomes (Tenor), André Angenendt (Barítono).
Flauta, Piano e Cantores, sob a coordenação do tenor Elias Gomes, apresentam programa variado, que inclui Mozart, Brahms, Offenbach, Bizet, Rossini, Villa-Lobos, Nepomuceno.
21/05 SÁB. CHORO DE CÂMARA interpreta ERNESTO NAZARETH
Neste projeto o trio Choro de Câmara escolheu interpretar e divulgar os tangos brasileiros, polcas e valsas do pianista e compositor Ernesto Nazareth pela originalidade, sofisticação, excelência e qualidade inatas de suas obras. Nazareth é parte fundamental do patrimônio musical brasileiro, pois foi um dos pioneiros a transformar a música da elite em música do povo, ao mesmo tempo em que sofisticava a música popular da época em que viveu, criando o tango brasileiro (choro).
Deise Trebitz (piano), Rodrigo Y Castro (flauta), Zé Barbeiro (violão 7 cordas)
22/05 DOM. GRUPO MUTRIB

Uma viagem musical que vai do Magreb (região arabizada ao norte da África: Egito, Tunísia, Marrocos) atravessando Turquia, Palestina, Síria, Israel, e chegando ao leste europeu, Albânia, Grécia, Macedônia, Romênia e Bulgária.
O show é um grande mosaico dessas culturas. A maior parte dessas regiões foi frequentada pessoalmente pelos músicos do Mutrib em intercâmbios musicais.
Com Gabriel Levy (acordeom), Beto Angerosa (derbak), Deivão Tubista (tuba), Eder Rocha (davul e percussão), Mario Aphonso (flauta e sax) e Valéria Zeidan (pandeiros).
Marta Ozzetti (flauta) e Karin Fernandes (piano) apresentam repertório com composições de autores brasileiros, algumas inéditas e escritas para essa formação.
O recital TRADIÇÃO E FOLCLORE inclui composição do inglês Benjamin Britten, do polonês Alexandre Tansman, do espanhol Joaquín Rodrigo, do português Fernando Lopes-Graça, dentre outros.
29/05 DOM. 18hs
A percussionista, cantora e dançarina italiana Alessandra Belloni apresenta show solo no Teatro Oficina
Alessandra Belloni , artista italiana, radicada em Nova Iorque, apresenta danças e músicas do Sul da Itália relacionadas à tradição dos rituais da tamoriatta e da tarantela que remontam ao culto dos ritos pagãos dedicados a
Dionísio.

Esses cultos sobreviveram à repressão durante a Idade Média, graças ao seu poder de cura para a mítica picada da tarântula, tipo de aranha muito comum naquela época na Europa Meridional.
![]() |
Zé Celso e Alessandra Belloni |
que, originalmente, foi desenvolvido principalmente pelas mulheres em ritos
dedicados à Deusa Mãe Terra Cibele, atualmente venerada na figura da Madona
Negra.
Com um pique extraordinário, Alessandra Belloni vem se dedicando a divulgar as técnicas desses pandeiros há mais de 20 anos.
É diretora do grupo I Giullari Di Piazza e artista Residente na Catedral de St. John the Divine em Nova York. É autora do livro e DVD Rhythm Is The Cure onde relata suas experiências pelo sul da Itália. Assina uma linha de pandeiros fabricados especialmente pela REMO.
Na quarta, 24 de maio, Alessandra Belloni e o Grupo Oficina Uzyna Uzona se encontraram para cantar, tocar e dançar. Estas fotos foram clicadas por Carila Matzenbacher na ocasião. Mais fotos desse encontro na sessão FOTOS aqui do blog.
ABRIL 2011
02/4 SÁB. TRIO KAISER-MILLER-BOCK
(Gretchen, Kaiser e Miller) |
O trio, que surgiu da ideia lúdico-musical de unir três musicistas pela coincidência de seus sobrenomes, busca a exploração emocional do que temos de mais puro em nossas lembranças musicais: sons que remetem às sensações agradáveis de diversão e desprendimento. Andrea Kaiser (soprano), Gretchen Miller e Vana Bock (violoncelos) apresentam um repertório variado que inclui Mozart, Bizet, Puccini, Villa-Lobos e Gershwin, dentre outros.
Com James Strauss (flauta) e Marcos Aragoni (piano).
No programa, dentre outras peças:
- Raffaelle Galli (1824-1889) - Divertimento Brillante sobre a ópera Fausto, de Charles Gounod;
(Marcos Aragoni) |
- Mario Castelnuovo Tedesco (1895-1968) - Paráfrase sobre Largo al Factotum, da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini (arr. James Strauss);
- C W von Gluck (1750-1819) - Dança dos Espíritos Bem-Aventurados, da ópera Orfeu ed Euridice;
- Nikolai Rimsky Korsakov (1844-1908) - O Vôo do Besouro, da ópera A História do Tzar Saltan.
A alaudista Fernanda Bertinato apresenta um repertório com obras que compõem um rico e representativo panorama musical do Renascimento europeu, cujos autores são as principais referências da composição para alaúde em seus países – Attaignant, Ballard, Dowland, entre outros.
10/04 DOM. e 11/04 SEG. (ADIADA)
(Ana Suely Nobre e Edy Ribeiro) |
OPERETA DA GRAMÁTICA
Adaptação do texto de Maria Zilda Hamrick
Uma Diretora tem a árdua tarefa de encenar um texto sobre Gramática e tem que lidar com a Dona Sintaxe e, de quebra, toda a sua trupe, que é dura na queda!!
Sujeito, Predicado e Verbo não dão trégua à diretora, infernizando a manda-chuva do teatro e seu escudeiro, o atrapalhado contra-regra Teobaldo.
Com: Ana Suely Nobre, Denize Meira, Naomy Schölling, Vandson Paiva, Edy Ribeiro, Rafael Sens e, ao piano, João Moreira Reis (domingo) e Aimar de Noronha Santinho (segunda).
Uma viagem pelo repertório para violão erudito do século XX em diálogo com a poética de Guimarães Rosa. Com Alexandre Moschella (violão e narração).
17/04 DOM. CORAL CULTURA INGLESA
O Coral, que em 2011 comemora 30 anos de existência, apresenta uma Programação Especial de Semana Santa, sob a regência do maestro Marcos Júlio Sergl.
O Coral é aberto à comunidade e aceita inscrições de novos participantes. Os ensaios acontecem aos sábados das 15:30 às 19:30h no CBB (Centro Brasileiro Britänico Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros). Contato: 3039-0575 ou coral@culturainglesasp.com.br
23/04 SAB. CLÁSSICOS DO POPULAR
(Rafael Darco, Magno Ascime, Jota Jota, Naomy Schölling) |
A cantora e atriz Naomy Schölling ousa na série Cortinas Lyricas do Oficina, interpretando hits americanos, que vão de sucessos de Cole Porter a canções da era de ouro dos musicais. Acompanhada pelo Man.U.trio - Magno Ascime (guitarra), Jota Jota (baixo elétrico) e Rafael Darco (piano), Naomy canta grandes clássicos, como Moon River, Night and Day, e When I Fall In Love. A bossa nova de Tom Jobim não fica fora desse desfile de jóias do popular.
30/04 SÁB. UM PASSEIO EM NOVA YORK
(Marcos Fernandes, Ulisses Montoni, Ana S Nobre, Aimar N S, Marly Montoni) |
Cia Lírica DeCantoEnCanto apresenta um repertório com músicas de G. Gershwin, L. Bernstein, R. Rodger, S. Sondheim, A. Lloyd-Webber, F. Loewe.
Com Marly Montoni (soprano), Ulisses Montoni (tenor), Marcos Fernandes (barítono) e Aimar de Noronha Santinho (ao piano).
MARÇO 2011
13/3 A FLAUTA MÁGICA, de Mozart, versão pocket.
(Larissa Lima) |
Direção de Mauro Wrona. Narração e diálogos em português, árias e ensembles no original em alemão. A ópera possui um dos trechos mais conhecidos da história da ópera, a grande ária da Rainha da Noite.
A última ópera de Mozart conta a história do Príncipe Tamino que, acompanhado pelo caçador de pássaros Papageno, tenta resgatar a Princesa Pamina, filha da Rainha da Noite, sequestrada por Sarastro, grão sacerdote de Ísis. A Flauta Mágica está repleta de símbolos e alegorias relativos à maçonaria, da qual Mozart e o libretista Emanuel Schikaneder faziam parte.`
A Flauta Mágica será apresentada no formato pocket opera, acompanhada por piano e focalizando os momentos principais do enredo. As cenas são unidas pela narração, que dá continuidade e uma visão global da obra.
Com: Larissa Lima, Milena Tarasiuk, Priscila Olegário, Fernanda Nagashima, Daniel Umbelino, Nadja Sousa, Tiago Bezerra, Diego Toniato, Roseane Soares, Rodrigo Molares e Joaquim Paulo Espírito Santo, ao piano.
Com: Larissa Lima, Milena Tarasiuk, Priscila Olegário, Fernanda Nagashima, Daniel Umbelino, Nadja Sousa, Tiago Bezerra, Diego Toniato, Roseane Soares, Rodrigo Molares e Joaquim Paulo Espírito Santo, ao piano.
20/3 LA VIE EN CLOSE

Acompanhada pelos músicos Gabriel Levy (acordeom e piano), João Moreira Reis (piano), Paulo Tiné (violão) e Johnny Frateschi (contrabaixo acústico), a cantora faz um passeio pelo rico universo musical francês, mostrando o namoro que sempre houve entre a música erudita e popular.
(Annick Dubois, Johnny Frateschi, Gabriel Levy, Paulo Tiné) |
No show, o público relembra clássicos do cancioneiro francês, como “Ne me quitte pas”, de Jacques Brel e “La Javanaise”, de Serge Gainsbourg. O repertório ainda traz três raras canções de cabaré de Erik Satie, pouco executadas no Brasil, e a suavidade das canções de Claude Debussy, Maurice Ravel e Ambroise Thomas.
O acordeom, o instrumento mais popular na França, é tocado com maestria por Gabriel Levy, que também assina a direção musical do espetáculo. A suavidade e experiência de João Moreira Reis, o violão de Paulo Tiné e o contrabaixo acústico de Johnny Frateschi contribuem ainda mais para o clima de delicadeza e nostalgia desse emocionante espetáculo.
No ano do bicentenário de Robert Schumann, este recital-espetáculo fala de amor a partir da obra Dichterliebe, op.48. Uma fusão do famoso ciclo de canções com cartas e diários do compositor e de sua esposa Clara Schumann. Em cena, o drama, a narração e a música potencializam-se em suas expressões individuais a partir das relações que estabelecem uns com os outros.
Direção de Luiz Eduardo Frin, com Marco Antonio Jordão (tenor), Aimar de Noronha Santinho (pianista) e Fernanda Schaberle (atriz).
(Luiz Eduardo Frin, Fernanda Schaberle, Aimar de Noronha Santinho, Marco Antonio Jordão) |